Twitter. O quê e para quê?

Outubro 31, 2008

Descobri-o através de um artigo sobre o Twitter do CEO da Zappos. Parece que ele é um apaixonado pelo Twitter, que partilhando muitos episódios pessoais, tornou-se a si e à empresa, um fenómeno. Um exemplo seguido por muitos acerca do aproveitamento de todo o potencial da web 2.0.

O Twitter é então mais uma ferramenta da web 2.0. Uma rede social na categoria do apelidado microblogging.
Eu prefiro explicar de outra maneira. É uma espécie de depositório dos nicks do messenger. De facto o Twitter não é ainda (se é que chegará a ser) muito popular em Portugal, mas a maior parte das pessoas tem MSN. Escreve nicks com pensamentos, estados, informações, avisos, convites…o que vier à cabeça.
O Twitter serve para isso. Escrevem-se entradas de texto até 140 caracteres, com o que bem apetecer (e através de várias plataformas e aplicações) e partilha-se com os amigos ou com o público em geral.

A mim, recorda-me uma cadeira da faculdade, Escrita Criativa, quando nos pediram que escrevessemos diariamente um pensamento num caderno. O exercício pareceu-me inútil, mas mesmo sem muita vontade, fiz o que me foi pedido. A verdade é que hoje olho para o caderno e as frases mais ou menos explícitas me lembram episódios que de outra maneira dificilmente recordaria.
Utilidade? Fazer uso da livre expressão, sem a pressão de manter um blog, ficar a par do que vão fazendo amigos ou familiares, divulgar promoções ou serviços (no caso das empresas), receber notícias actualizadas (muitos meios de comunicação estão no Twitter, por exemplo, o Público).

Depois da inscrição, a utilização é muito fácil. Nem é preciso entrar no site, pois há diversas aplicações que permitem actualizar e receber actualizações, através do iGoogle, do MSN ou por telemóvel, enviando uma simples mensagem.

É possível responder a outros utilizadores, criando situações de chat ou o equivalente a um comentário num blog. Isto faz-se editando texto normalmente como se fosse para acrescentar no nosso Twitter, mas acrescentando no fim: @nomedodestinatário. Outra particularidade é que os URLs partilhados, são transformados em “tinyurl” de forma a que o aproveitamento dos 140 caracteres seja melhor.

Gosto do conceito. Não gosto é do layout. Resta saber se veio para ficar (aqui por terras lusas).

Experimentem. Eu já estou lá.

One Response to “Twitter. O quê e para quê?”

  1. Veroshka Says:

    Obrigada pelo esclarecimento.
    Estou a ponderar as hipóteses lol
    Bjufas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: